Regras das Diferentes Armas

Florete
     Com esta arma, o atirador, pode tocar com a ponta em todo o tronco do adversário, área coberta pelo casaco de esgrima. 
     É uma arma em que existe “direito de passagem”, ou seja, quem começa o ataque tem prioridade de ganhar o ponto se houver toque simultâneo, mas se errar o ataque ou se o adversário se conseguir defender, antes da resposta, a vantagem passa para o adversário. No caso de acontecer toques em simultâneo, sem prioridade, ninguém pontua.

Zonas válidas para a modalidade de florete.


Vídeo Ilustrativo da Modalidade

 Espada
      A espada é uma arma em que todo o corpo é um alvo válido.
    No caso de toque simultâneo, ambos os atiradores ganham um ponto porque não existe “direito de passagem”.
     Quando ocorre um empate, num combate de espada, dá-se alguns minutos para ambos os esgrimistas descansarem e de seguida a partida continua, até que haja o toque de desempate.

Zonas válidas para a modalidade de espada.

Vídeo Ilustrativo da Modalidade


 Sabre
     O esgrimista pode atingir o oponente em todo o corpo acima da cintura, o que inclui tronco, membros superiores e a cabeça. Como as mãos também são alvos válidos, o guarda-mão do sabre é curvado para proteger a mão. Pode-se tocar com a ponta e com a lâmina (corte e contra-corte). 
     Como no florete, no sabre, também se aplica a regra do “direito de passagem”.


Zonas válidas para a modalidade de sabre.

Vídeo Ilustrativo da Modalidade