História

Antigo livro de esgrima.
Desde a origem do Homem, este tem vindo a inventar armas de madeira, de pedra e de metal. Estas armas serviam para diversas funções como caçar ou combater.

Entre a pré-história e o século XVI, encontram-se os primeiros relatos de esgrima em documentos egípcios, também na Índia foi criado um livro com princípios para o uso de armas. Na Grécia e em Roma a Esgrima já era praticada.

Na Idade Média era importante saber manejar uma arma, não somente para a guerra, mas também para duelos pessoais ou judiciais.

Mas lutar desprotegido tinha muitas desvantagens, por isso criaram coletes e calças de malha e armaduras. Estas protecções serviram para melhorar os treinos e para evitar que os guerreiros fossem mortos com tanta facilidade.

No século XVI, deu-se a descoberta da pólvora e o aperfeiçoamento das armas de fogo, consequentemente a Esgrima caiu em desuso. 

Foi em Espanha que se desenvolveu o domínio do manejo e fabrico de armas, passando seguidamente para Itália, onde foram criados os primeiros tratados e estudos sobre Esgrima. De seguida expandiu-se por toda a Europa.

O verdadeiro impulso da Esgrima deu-se no século XVII. Neste século surgiu o florete, a máscara e desenvolveram-se estudos sobre os movimentos e as posições usadas em Esgrima.

No século XVIII e XIX, começaram a aparecer muitos mestres de armas e esgrimistas de alto nível.

Em 1860, foi inventada a espada.

Em 1891, a Esgrima foi inserida nos Estados Unidos da América, como um desporto de competição.

Em 1896, os Jogos Olímpicos foram renovados e a Esgrima foi incluída neles, com as modalidades de florete e sabre. A espada foi incluída nos Jogos Olímpicos em 1900.
Símbolo da Federação Internacional de Esgrima.

A partir de 1906, criaram-se as primeiras Federações Nacionais de Esgrima e em 1913 criou-se a Federação Internacional de Esgrima. A partir deste momento organizaram-se grandes competições e formou-se um regulamento internacional para todas as provas.

Deram-se muitas evoluções no mundo da Esgrima, mas o que se deve salientar mais é o desenvolvimento tecnológico do registo electrónico.
 
Pudemos concluir que ao longo do tempo a Esgrima passou por três períodos:
  • Antigo – marcado por uma Esgrima de impacto, com espadas grandes e pesadas e usavam-se armaduras como protecção;
  • Moderno –marcado pelo desenvolvimento da técnica e pelos tratados escritos;
  • Contemporâneo – marcado pela invenção da máscara, a entrada da Esgrima nos Jogos Olímpicos.
Aula de Esgrima.