Esgrima em Portugal

     A Federação Portuguesa de Esgrima foi criada em 1922, na cidade de Lisboa. Mas a Esgrima já se praticava em Portugal, desde o final do século XIX, desde que o mestre de Armas António Martins fundou o Centro Nacional de Esgrima.
   Alguns anos antes da FPE ser criada, deram-se as primeiras competições de esgrima em 1899 e 1900, onde, normalmente, os reis entregavam os prémios.
     A Esgrima torna-se bastante popular no século XIX e é ensinada em algumas escolas, no Colégio dos Nobres, no Colégio Militar, no Colégio Académico, entre outros. Também começou a ser praticada nos clubes mais importantes de Lisboa, como o Grémio Literário, o Turf Clube, o Real Ginásio Clube Português, o Ateneu Comercial e outros.

   Em 1912, os portugueses participaram nos Jogos Olímpicos pela primeira vez, em Estocolmo, onde Fernando Correia participou, um dos fundadores do Comité Olímpico Português.
      Em 1928, Portugal conquista a sua primeira medalha de ouro olímpica.
    Foi João Gomes que conquistou a primeira medalha de ouro numa prova da Taça do Mundo. Os portugueses conquistaram também medalhas de prata e bronze em Campeonatos da Europa de Florete e Espada, atingiram lugares nas finais de Campeonatos da Europa e do Mundo e foram campeões da Europa em Florete Masculino, por equipas, em 2000.
     Os portugueses participaram durante 7 anos consecutivos nos Jogos Olímpicos de Pequim.
     Na prova de espada participou Joaquim Videira e na prova de florete, Débora Nogueira.


Quem é João Gomes?

    João Gomes nasceu a 12 de Julho de 1975, em Lisboa. Detentor de um curriculum imprissionante, é considerado por muita gente como o melhor esgrimista de sempre em Portugal, tendo alcançado várias medalhas internacionais para o nosso páis, na suar arma de eleição - o florete.
    Esta carreira excepcional foi corolário de muito trabalho e dedicação à esgrima, modalidade que conheceu aos 11 anos de idade na Venda-Nova (Amadora). Cedo começou a dar nas vistas e sagrou-se pela primeira vez campeão nacional em 1990 no escalão de iniciados.
    Foi distinguido com a medalha de prata da Câmara Municipal da Amadora em 1991. Nos anos seguintes venceu vários campeonatos nacionais nos escalões de juvenis e juniores.
    Em 1996 alcançou a 1ª medalha internacional individual para a esgrima portuguesa, nos campeonatos da Europa de seniores em Limoges – França, conquistando a medalha de bronze. Voltou a ser distinguido pela Câmara Municipal da Amadora, agora com a medalha de ouro pelo mérito desportivo em 1997 e também foi condecorado pelo estado português com a medalha de bons serviços desportivos. Nesse mesmo ano venceu pela 1ª vez uma prova da Taça do Mundo em Rabat – Marrocos.
    Em 1998 João Gomes continuou a sua ascensão no ranking mundial, tendo terminado o ranking mundial em 2º lugar, que foi a sua melhor classificação de sempre.
    O ano 2000 foi recheado de êxito, com a obtenção do título de campeão da Europa de seniores por equipas na Madeira, juntando a medalha de bronze na prova individual. Como prémio de todo o esforço e dedicação, alcançou o seu grande objectivo, a qualificação para o Jogos Olímpicos de Sydney em 2000, onde se classificou num honroso 12º lugar.
     Em 2003 sagrou-se vice campeão da Europa em Bourges – França, ao que juntou o prémio de fair-play europeu devido à sua conduta exemplar durante os referidos campeonatos.
    Em 2004 voltou a qualificar-se para os Jogos Olímpicos de Atenas, mas uma lesão durante a competição não o deixou ir mais longe, sendo afastado prematuramente e classificando-se em 20º lugar.
    Contabiliza mais de 220 internacionalizações desde as camadas mais jovens, e venceu por 11 vezes o campeonato nacional de seniores em florete.



Quem é Joaquim Videira?

Nome: Joaquim Filipe Ferreira dos Santos Videira
Data de Nascimento: 12/01/1984, Viseu
Habilitações literárias:
  • Bacharelato em Engenharia Electrotécnica no Instituo Militar dos Pupilos do Exército
  • Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Clubes
Actual: Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar
2004-2006: Centro de Convívio e Desportivo de Vale de Milhaços
2002-2004: Associação dos Pupilos do Exército
1996-2002: Instituto Militar dos Pupilos do Exército
  
Prémios
·  Prémio Anim’Arte – Desporto atribuído pela Revista Anim’Arte
·  Troféus Aquilino Ribeiro – Troféu Desporto atribuído pelo Jornal do Centro, em 2007
·  Medalha Olímpica atribuída pelo Comité Olímpico de Portugal, referente ao ano de 2006
·  Nomeação para Atleta do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal, referente ao ano de 2006
·  Prémio Fair Play atribuído pelo Comité Olímpico de Portugal, referente ao ano de 2004
·  Prémio Jovem Esperança da Esgrima atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal, em 2004
·  Menção Honrosa do Prémio Juventude atribuído pelo Comité Olímpico de Portugal, referente ao ano de 2002


Quem é Débora Nogueira?

Nome: Débora Patrícia Teixeira Artur Candeias Nogueira
Arma: Florete
Categoria: Esgrima
Naturalidade: Almada
Data de Nascimento: 26/10/1985

Percurso Profissional:
  • Torneio de Qualificação Olímpica (Lisboa), 2º lugar, 2008
  • Campeonato do Mundo St.Petersburgo (Russia), 88º lugar, 2007
  • Campeonato da Europa Grand (Bélgica), 49º lugar, 2007
  • Campeonato do Mundo Turim (Itália), 61º lugar, 2006
  • Campeonato do Mundo Linz (Aut), 68º lugar, 2005