Diferentes Tipos de Esgrima

Esgrima Medieval
     A Esgrima Medieval procura recriar os combates da época medieval.
    Na Europa existem diversos festivais onde pudemos observar batalhas recriadas, não só com armas medievais mas também com trajes desse período da história. 
    Este género de esgrima estuda a Idade Média, assim como as técnicas de combate dos guerreiros, os seus hábitos e costumes, a importância de saber manejar armas entre outros aspectos.
    Os praticantes de Esgrima Medieval procuraram reconstruir as técnicas de manejo de várias armas e o equipamento específico usado em casa século.


 
Esgrima Artística
    A Esgrima Artística foi criada para satisfazer as necessidades do cinema, do teatro e do espectáculo em geral. Pode também ser chamada de Esgrima de Espectáculo.
     Neste tipo de Esgrima as armas são reais e não existe protecção, o que condiciona bastante as técnicas e métodos de trabalho, existindo sempre risco de acidente.
   Os esgrimistas de espectáculo têm de treinar regularmente, tal como todos os outros esgrimistas, afim de garantir a sua própria segurança e o aperfeiçoamento da técnica.



Esgrima em Cadeira de Rodas
     Esta modalidade destina-se a atletas portadores de deficiência física motora.
     Na Esgrima em Cadeiras de Rodas, os atletas competem em cadeiras de rodas, que têm um dispositivo especial que as fixa ao solo, podendo assim colocar o atleta num certo ângulo e distância.
    As cadeiras proporcionam aos atletas liberdade total no que conta a movimentos de tronco e membros superiores.
    Esta modalidade é praticada por atletas do sexo masculino e feminino, de forma individual ou por equipas de 3 esgrimistas.
     As armas utilizadas são o florete, a espada e o sabre.
     A esgrima em cadeira de rodas passou a ser uma modalidade paralímpica desde 1960.